Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
EAD Uso de Telas e Saúde Mental: intervenções clínicas e ações preventivas
R$300,00
O curso “Uso de Telas e Saúde Mental” trata da presença crescente de tecnologias da informação e comunicação no dia a dia das pessoas. São abordadas as principais demandas de atenção e cuidados psicológicos, bem como estratégias de intervenção clínica e ações de prevenção, abrangendo aspectos negativos e positivos associados ao uso dessas tecnologias no cenário contemporâneo.
Objetivos: O curso visa propiciar a aplicação de conhecimento científico atualizado sobre como os comportamentos de uso das tecnologias da informação e comunicação podem interferir na saúde mental dos indivíduos, provendo orientações práticas direcionadas a profissionais das áreas da Saúde e Educação.
Público-alvo: Psicólogos, Profissionais da Saúde e Educação e graduandos destas áreas a partir do 7° semestre.
Programa do Curso
Módulo 1 – Uso de tecnologias e saúde mental (Profa. Amanda Borges Fortes). Enfoque: todos
Neste módulo são abordados conceitos fundamentais relacionados ao comportamento de uso de tecnologias da informação e comunicação e saúde mental, bem como orientações práticas, incluindo os tópicos: como diferenciar os comportamentos patológicos de uso habitual; o uso problemático envolvendo intensidade de uso, horário de uso e tipos de uso; e o papel da regulação emocional para o uso saudável das telas.
Módulo 2 – Cyberbullying, sexting e outras violências – Parte 1 (Profa. Carolina Saraiva Macedo Lisboa). Enfoque: crianças e adolescentes
Este módulo aborda o uso de tecnologias envolvendo violências como cyberbullying, sexting e outras, com enfoque em crianças e adolescentes.
Módulo 3 – Cyberbullying, sexting e outras violências – Parte 2 (Profa. Lauren Gonçalves de Sá Lipp). Enfoque: adultos (18+ anos)
Este módulo aborda o uso de tecnologias envolvendo violências como cyberbullying, sexting e outras, com enfoque em adultos, bem como motivos e riscos associados ao uso de sites de relacionamento.
Módulo 4 – Videogames: ônus ou bônus? (Prof. Daniel Capelli Fulginiti). Enfoque: todos
Neste módulo são abordados os riscos e benefícios associados à prática de jogar videogames (jogos eletrônicos), com enfoque em crianças, adolescentes e adultos. São apresentadas as variáveis que podem interferir na relação entre jogar videogames e o bem-estar psicológico, junto a estratégias para propiciar o uso desse tipo de tecnologia de maneira funcional.
Módulo 5 – Subjetividades associadas ao uso das tecnologias (Prof. André Verzoni). Enfoque: adultos (18+ anos)
Neste módulo são abordadas as subjetividades do ser humano associadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação, no contexto contemporâneo. Com o olhar para as alterações emocionais e as relações dos indivíduos com a cultura, o tema da digitalidade é discutido junto às formas de subjetivação, narcisismo e impactos sobre o psiquismo.
Módulo 6 – Uso de telas pós-pandemia: boas e más notícias – Parte 1 e 2 (Profa. Patricia Liebesny Broilo). Enfoque: todos
Este módulo final do curso trata do aumento do uso de telas diante da pandemia da COVID-19. Abordando a digitalização das atividades cotidianas e conceitos como infodemia e alfabetização digital, discute-se o uso nocivo das telas bem como o seu potencial de uso a favor da saúde mental.
Avaliações
Não há avaliações ainda.