EAD – Violência interpessoal no contexto doméstico e familiar

R$279,00

Objetivo

Apresentar subsídios teóricos e práticos para identificação, acolhimento, notificação e encaminhamentos de casos de violência doméstica e familiar, envolvendo crianças, adolescentes, população LGBT e idosos.

 

Público alvo

Profissionais e estudantes da saúde, assistência social, segurança, justiça e educação.

 

Programa do Curso

O curso é dividido em quatro módulos:

  • Módulo I – Violência contra crianças e adolescentes
  • Módulo II – Violência contra mulher por parceiro íntimo
  • Módulo III – ViolênciacontrapopulaçãoLGBT
  • Módulo IV – Violência contra idosos
Em cada um dos módulos serão abordados os seguintes tópicos:
  • Identificação dos casos
  • Acolhimento
  • Notificação
  • Encaminhamentos

Carga Horária

16 horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
 

Ministrantes

Ma. Júlia Carvalho Zamora (CRP07/26709)

Doutoranda em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado e graduação em Psicologia pela mesma instituição. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. É membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI).Também atua como psicóloga clínica em consultório com base na abordagem cognitivo-comportamental e como supervisora clínica.

Dr. Jean Von Hohendorff

Professor do programa de pós-graduação em Psicologia da IMED Passo Fundo, onde coordena o grupo de pesquisa VIA-Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de proteção e de atendimento). Editor-chefe da Revista de Psicologia da IMED e associado da Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB). É psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela UFGRS com estágio de pós-doutorado na mesma instituição. Realizou estágio doutoral na University of Alabama School of Social Work. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com os seguintes temas: situações de risco, violência contra crianças e adolescentes e atuação das redes de proteção e de atendimento para crianças e adolescentes. Autor de artigos, capítulos e livros sobre violência contra crianças e adolescentes, bem como professor de diversos cursos de capacitação para profissionais das redes de proteção e de atendimento.

Dra. Priscila Lawrenz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (2009-2014). Atuou como bolsista de iniciação científica CNPq-Balcão (2010-2012) e PIBIC-CNPq (2012-2014) no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (Geapsa/PPGPsicologia/Unisinos). Realizou Mestrado (2015-2017) e Doutorado (2017-2021) como bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Harvard T.H. Chan School of Public Health com bolsa CAPES (2020). É vinculada ao Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC/PPG Psicologia/PUCRS). Realiza especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na PUCRS(2020-2022). Principais áreas de interesse: desenvolvimento humano; violência; maus-tratos contra as crianças; estresse de minoria; orientação sexual; gênero; implementação e avaliação de intervenções.
 

Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha) com período sanduíche na Universitàdi Bologna (Itália), Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba(UFDPar). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq.
 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de vídeo aulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 90 dias.

***Curso totalmente on-line:

  • Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
  • Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
  • A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio).
  • Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.

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